Comunicação Empresarial e Marketing

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2010/2011

Código: AIS30003
Sigla: CEM
Secção/Departamento: zComunicação
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ANIM 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria Alcina Velho Dourado da Silva
Corpo docente: Maria Alcina Velho Dourado da Silva

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Para ser capaz de intervir em contextos profissionais, o técnico de animação sociocultural, deve ser capaz de reconhecer no Marketing (MKT) e Comunicação Empresarial (CE) poderosos aliados da sua actividade, com destaque para o MKT social. As actuais alterações da sociedade obrigam a uma acção deste tipo de profissionais de forma concertada com outros profissionais de múltiplos sectores, numa visão dinâmica da intervenção destes técnicos na comunidade. Atente-se no aumento da esperança média de vida, o acesso facilitado à formação superior, o decréscimo da diversidade de oferta nos campos do apoio à família, o decréscimo do custo no acesso aos bens culturais, a diversidade de oferta cultural, a maior disponibilidade para o lazer, o interesse das empresas – independentemente do sector de actividade - por um domínio que competia, até há poucos anos atrás, quase em exclusivo ao sector público, a maior disponibilidade para o lazer, o crescente interesse pelo denominado marketing social, a tendência para a profissionalização deste sector, o input que as novas tecnologias têm dado ao sector ao facilitarem o acesso e a comunicação entre produtor e utente e ao abrirem novas portas aos métodos e suportes de animação, a preocupação crescente pela saúde e bem-estar…
Por isso, deste profissional espera-se que seja capaz de apoiar os utentes, independentemente das características psicográficas, como um todo, na preocupação pelo seu bem-estar social e, em simultâneo, desenvolver o gosto pela frequência de espaços e pela fruição de eventos e manifestações culturais de vária índole.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os seus conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a sua integração futura em contexto laboral.
Esta UC oferecida pelo Departamento de Comunicação faz parte do Plano de Estudos do 3º ano do Curso de Animação sendo de frequência obrigatória.

Programa

1. Introdução e evolução histórica da comunicação empresarial
2. Conceitos básicos de gestão
3. Disciplinas de comunicação (conceitos, características e aplicabilidade): Publicidade (Comercial, Institucional e Social), Promoção de Vendas, Merchandising, Eventos, Mecenato, Relações Públicas, Lobbying, Merchandising,… com destaque para o Patrocínio
4. Suportes comunicacionais
5. Tipologia de organizações (requisitos legais: das empresas às ONG)
6. Elementos básicos da imagem das organizações
7. Públicos, StakeHolders e ShareHolders
8. Do diagnóstico à estratégia
9. Marketing, Mkt mix e sub tipologias com destaque para o Mkt social
10. Tendências: RSO, New Media,…
11. Tipologia, organização e gestão de eventos
12. Limites éticos e legais na comunicação empresarial

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial

Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor

Ciências sociais > Economia > Marketing

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas

Ciências sociais > Economia > Economia social

Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como a simulações e outros exercícios a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, com ênfase em métodos activos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto e estudos de caso

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Um momento de avaliação escrito, individual – 40%;
b) Um trabalho de grupo – 45%, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio.
c) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância através da realização de exercícios práticos para cada ponto do programa – 15% da nota.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, excepto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais. Neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de actividade lectiva e optar pelo modelo de presença que prefere de modo completar os outros elementos de avaliação que correspondam à percentagem de avaliação em falta.

Cálculo da
Classificação Final

Nota final = (A*40%)+(B*45%)+(C*15%)
Em que:
A corresponde a 1 teste individual
B corresponde a 1 trabalho de grupo
C corresponde a presença e participação nas aulas ou Moodle

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões lectivas em sala de aula dêem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias lectivos de modo a permitir o desenvolvimento de estratégias alternativas de apoio e de submissão de elementos de avaliação complementares.
Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental.
Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.

Observações

O Programa completo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE nos primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas todas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ips.pt/ese/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
Este Programa passa a definitivo findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva.

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